segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O Céu Mandou Alguém (3 Godfathers, John Ford, Estados Unidos, 1948)

Este filme retoma alguns dos principais motivos do anterior e também belíssimo “3 Bad Men” (1926). Novamente a figura do típico herói fordiano é dividido aqui em três “bandidos bons”, que se sacrificam para cumprir seu dever (neste caso, o de cumprir a promessa feita à mãe de um recém-nascido, no momento de sua morte, de cuidar de seu bebê). Também como em “3 Bad Men”, a criança é batizada com o nome composto dos três. O filme faz referências explícitas à história dos Três Reis Magos e deixa transparecer uma forte religiosidade decorrente da formação católica de Ford. O tom geral é bem mais otimista que nas demais obras do cineasta no período, mas a melancolia está presente como sempre, uma vez que não há muita esperança para os três bandidos, apenas para o bebê. O filme é dedicado a Harry Carey, morto no ano anterior, em uma bela homenagem (“À memória de Harry Carey, Astro Brilhante do velho céu do oeste”) e marca a estreia de seu filho, Harry Carey Jr, em filmes de Ford, com quem trabalharia em 9 outros.

6 comentários:

  1. Cara esse é um filmasso mesmo. Alias eu tava pensando, |Acho que o Ford a partir de 37 praticamente so tem obra prima no curriculo. Filhoduma egua....
    Alias assisti dois medias dele pra tv sobre baseball bem bacanas. Rookie of The Year e Flashing Spikes, coisa fina.

    ResponderExcluir
  2. É por aí mesmo. Tô atrás desses dois filmes. Parece que o KG tem, mas se vc tiver achado em outro lugar me dê o caminho das pedras, pq o Rookie of the Year é o próximo da minha lista.

    ResponderExcluir
  3. A propósito, se vc achar por aí outros dois médias pra tv que ele fez (Bamboo Cross e The Colter Craven Story), me avise tb, pq esses ainda não achei em canto nenhum.

    ResponderExcluir
  4. Tava cacando esses tambem mas nem sinal deles...
    mas mais um media dele que eu vi e achei foda foi o no How the West was Won, vale a pena demais velho.
    De qualquer jeito Flashing Spikes e Rookie eu achei no cine-clasico.
    Flashing tem uma pagina: http://www.cine-clasico.com/foros/viewtopic.php?f=36&t=29229&hilit=Flashing+Spikes
    e pro Rookie e so vc entrar na filmografia do Ford la tbm.

    ResponderExcluir
  5. Tava de férias (voltando hoje...). Daqui a pouco tem post novo, valeu?

    ResponderExcluir