segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Procedimento Operacional Padrão (Standard Operating Procedure, Errol Morris, Estados Unidos, 2008)

Documentário sobre os episódios de tortura e abuso cometidos contra os prisioneiros iraquianos de Abu Ghraib, este filme tem depoimentos impressionantes dos militares envolvidos nos episódios (a mais famosa dentre eles, Lynndie England, tem papel de destaque). Por um lado, é flagrante uma certa cara de pau em considerar os eventos como algo banal – o famigerado “estava apenas cumprindo ordens”. Um dos entrevistados chega a dizer algo como “não estávamos machucando ninguém, não matamos ninguém, estávamos apenas humilhando os prisioneiros para facilitar os interrogatórios”. Por outro lado, uma constante nos depoimentos é o discurso de que os militares condenados serviram como bodes expiatórios, uma vez que militares de mais altas patentes não foram punidos, apesar de terem sido no mínimo coniventes com a situação. Sabrina, uma das envolvidas, condenada a 6 meses de prisão, se coloca como heroína incompreendida: tirava fotos para registrar o absurdo que presenciava, para servir de prova mais tarde. Comentando uma foto em que aparece sorrindo e fazendo sinal de positivo ao lado do corpo de um iraquiano morto sob tortura, ela diz: “eu sei que minha expressão e meu gesto me condenam, mas eu nunca sei o que fazer com as mãos quando sou fotografada; além disso, eu precisava sorrir para aparentar naturalidade diante de tudo o que acontecia”. Morris aproveita as entrevistas dos envolvidos para questionar a verdade da imagem: um dos entrevistados diz algo como “a fotografia é apenas o registro de uma fração de segundo; não mostra o antes e o depois e, portanto, dá margem a interpretações que não condizem com a realidade”. Outra constante no discurso dos entrevistados é a de que o grande erro deles foi ter fotografado ou se deixado fotografar durante os abusos. Caso não houvesse registro, não ocorreria nenhuma punição, mesmo que o exército soubesse do ocorrido. Mais uma vez, questão de imagem: a punição foi necessária unicamente porque a imagem do exército e dos Estados Unidos foi abalada.

2 comentários:

  1. O Morris gosta desses temas polemicos mesmo. Vc viu aquele filme que ele fez sobre o cara que aperceicoou as cadeiras eletricas nos EUA, acho que chama Mr. Death. Sem falar no Fog of War. Acho que o negoci dele e colocar a coisa na midia como for possivel porque ele é bom, tem pelo menos um docum dele que foi dos mais bonitos que eu ja assisti, o Fast Furious and Out of Control.

    ResponderExcluir
  2. Tô bem em falta com a filmografia do Morris. Esse aqui ainda foi o primeiro dele que vi... Mas logo logo compenso a falha, porque gostei bastante desse.

    ResponderExcluir