terça-feira, 14 de dezembro de 2010

(Parênteses literários IV: Euclides da Cunha, John Ford, A Conquista da Honra e o Morro do Alemão)

Apu Gomes/Folhapress

Estou lendo atualmente “Os Sertões”, do Euclides da Cunha, e tem se estabelecido entre este livro e a filmografia de Ford um diálogo interessante. Assim como Ford, Euclides também critica a construção mentirosa dos fatos oficiais e das lendas históricas em torno dos heróis da pátria. E é impressionante que, mesmo tendo sido alertados tantas vezes da artificialidade de relatos desse tipo, continuemos a ser engambelados hoje (vide a narrativa heroica construída há pouco pela mídia quando as forças do Estado invadiram o Morro do Alemão e plantaram lá uma bandeira do Brasil; alguém se lembrou de algum filme recente do Clint Eastwood?)
O cabo Roque
Nessas incertezas, a verdade aparecia, às vezes, sob uma forma heróica. A morte trágica de Salomão da Rocha foi uma satisfação ao amor-próprio nacional. Aditou-se-lhe depois, mais emocionante, a lenda do cabo Roque, abalando comovedoramente a alma popular. Um soldado humilde, transfigurado por um raro lance de coragem, marcara a peripécia culminante da peleja. Ordenança de Moreira César, quando desbaratara-se a tropa, e o cadáver daquele ficara em abandono à margem do caminho, o lutador leal permanecera a seu lado, guardando a relíquia veneranda abandonada por um exército. De joelhos, junto ao corpo do comandante, batera-se até ao último cartucho, tombando, afinal, sacrificando-se por um morto...

E a cena maravilhosa, fortemente colorida pela imaginação popular, fez-se quase uma compensação à enormidade do revés. Abriram-se subscrições patrióticas; planearam-se homenagens cívicas e solenes; e, num coro triunfal de artigos vibrantes e odes ferventes, o soldado obscuro transcendia à história quando – vítima da desgraça de não ter morrido –, trocando a imortalidade pela vida, apareceu com os últimos retardatários supérstites em Queimadas.

A este desapontamento aditaram-se outros, à medida que a situação se esclarecia. A pouco e pouco se reduzia por um lado, agravando-se por outro, a catástrofe. Os trezentos e tantos mortos das informações oficiais ressurgiam. Três dias depois do recontro, três dias apenas, já se achava em Queimadas, a duzentos quilômetros de Canudos, grande parte da expedição. Uma semana depois, verificava-se, ali, a existência de 74 oficiais. Duas semanas mais tarde, no dia 19 de março, lá estavam – salvos – 1.081 combatentes.

Vimos quantos entraram em ação. Não subtraiamos. Deixemos aí, registrados, estes algarismos inexoráveis.

Eles não diminuíram, com a sua significação singularmente negativa, o fervor das adesões entusiásticas”.

Euclides da Cunha. Os Sertões (1902). Rio de Janeiro: Record, 2010, p. 352-353.

Nenhum comentário:

Postar um comentário