quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

O Azar de um Valente (When Willie Comes Marching Home, John Ford, Estados Unidos, 1950)

Ford volta à 2ª Guerra, para fazer um filme engraçadíssimo, e ao mesmo tempo bem triste, sobre um cara que vira herói municipal por ser o primeiro habitante de uma cidadezinha a se alistar. Ford está aqui no seu ambiente preferido, pois o filme trata da mesquinhez da população da cidade, que logo começa a se irritar com seu novo herói, uma vez que Willie volta cedo demais para casa, por ficar encarregado de treinar soldados em um campo em sua própria cidade, na qual permanece por 3 anos, sem conseguir ir para a batalha. Willie passa então a ser hostilizado pela população local, que o trata como um covarde. Até sua namorada e seus pais entram na onda. Ford retoma o tema do herói incompreendido, não reconhecido, vs. a sociedade hipócrita e mexeriqueira, constante em sua obra. Este é o primeiro trabalho do diretor com o engraçado Dan Dailey, com quem trabalharia novamente em “What Price Glory” (1952) e “The Wings of Eagles” (1957).

5 comentários:

  1. Assist esse tem pouco tempo, no maximo uns 3 meses. Inacreditavelmente engracado. O "The Wings of Eagles" tambem é comedia?

    ResponderExcluir
  2. Ainda não vi o "Wings of Eagles" (ainda chego lá), mas considerando que a maior parte dos seus filmes costumam ter bastantes momentos cômicos, mesmo aqueles bem tristes, como "The Long Voyage Home", "They Were Expendable", "The Sun Shines Bright" e "The Searchers", imagino que tenha algo de humor. Dizem que nesse filme o Ward Bond faz uma imitação do Ford que deve ser bem engraçada.

    ResponderExcluir
  3. É verdade.
    MAs fico sem saber o que dizer quanto essa imitacao (nao lembro disso no filme ou nao identifiquei) o que eu ebro é quando o Wayne manda atirar no olho de um indio ja morto pra ele nunca acha o caminho pra ceu.
    Pesado...

    ResponderExcluir
  4. Não, foi mal. Ficou ambíguo o q escrevi... A imitação é no "Wings of Eagles". O nome do personagem do Ward Bond nele é John Dodge. Meio óbvio que é uma referência, né?

    ResponderExcluir
  5. Beleza (achei meio estranho mas como ja tem tempo que eu assisti o searchers e eu esqueco pra cacete achei que era eu que nao lembrava disso), pq se for assim eu diria que o searchers pelo que eu me lembro nao tinha muito disso nao velho.
    Sinceramente foi dos Fords mais toscos que eu vi (em termos de brutalidade sem amortecedores) aquele é bem violento, lembra o Peckimpah um pouco.
    O Wings e o They were expendable eu tao mas tao seco pra assisti que ta foda. Mas primeiro eu tenho qeu esperar passar umas provas que eu to fazendo aki e ai acho que num vo aguentar porque de 45 pra frente sao 2 do 3 que eu ainda nao vi.

    ResponderExcluir