sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O Rei e o Pássaro (Le Roi et l'Oiseau, Paul Grimault, França, 1980)



Classificado pela Sight & Sound como uma das 75 “hidden gems” da história do cinema, em uma lista interessantíssima que a revista publicou em 2007, este longa de animação é realmente uma pérola. O desenho conta a história fantástica de uma camponesa e de um limpador de chaminés, temas de quadros do palácio real, que se apaixonam e saem das molduras para fugirem do rei, também apaixonado pela camponesa. A estrutura vertical da cidade em que o palácio real se situa e que reflete a hierarquia e a opressão dos ricos e poderosos contra os pobres lembra bastante “Metropolis” (Fritz Lang, 1927).

3 comentários:

  1. Que lista e essa Diel, vc temo link dela? Queria dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  2. Não tenho o link, mas tenho a lista. O conceito de "hidden" é um pouco difícil de entender, já que não dá pra considerar "Cría Cuervos", "Force of Evil" e "White Dog" como filmes obscuros. Mas a lista é interessante:

    - The Actress (George Cukor, US, 1953)
    - Adieu Philippine (Jacques Rozier, France, 1962)
    - The Adventure of Hajji Baba (Don Weis, US, 1954)
    - Andaz (Mehboob Khan, India, 1949)
    - Avanti Popolo (Rafi Bukai, Israel, 1986)
    - Baksa Badal (Nityananda Dutta, India, 1965)
    - Bari Zogon (Watanabe Fumiki, Japan, 1996)
    - Blow Out (Brian De Palma, US, 1981)
    - Chaos (Coline Serreau, France, 2001)
    - Crazy Thunder Road (Ishii Sogo, Japan, 1980)
    - Cría cuervos (Carlos Saura, Spain, 1975)
    - Deep End (Jerzy Skolimowski, Germany, 1970)
    - Docteur Jekyll et les Femmes (Walerian Borowczyk, France, 1981)
    - El (Luis Bunuel, Mexico, 1953)
    - Elle est des Notres (Siegrid Alnoy, France, 2003)
    - Force of Evil (Abraham Polonsky, US, 1948)
    - Funny Dirty Little War (Hector Olivera, Argentina, 1983)
    - The Girl from Carthage (Albert Samama Chikly, Tunisia, 1924)
    - The Gold Diggers (Sally Potter, UK, 1983)
    - Grace of My Heart (Allison Anders, US, 1996)
    - Grounded God (Prince Chatri Chalerm Yukol aka Tan Mui, Thailand, 1975)
    - Hustle (Robert Aldrich, US, 1975)
    - The Insect Woman (Imamura Shohei, Japan, 1963)
    - Intimate Lighting (Ivan Passer, Czechoslovakia, 1965)
    - Iracema - Uma Transa Amazionica (Jorge Bodanzky and Orlando Senna, Brazil, 1976)
    - Khon Jorn (Attaporn Thihirun, Thailand, 1999)
    - Kukuli (Luis Figueroa, Eulogio Nishiyama and Cesar Villanueva, Peru, 1961)
    - The Last of the Mohicans (Maurice Tourneur and Clarence L Brown, US, 1920)
    - LBJ (Santiago Alvarez, Cuba, 1968)
    - Leolo (Jean-Claude Lauzon, Canada, 1992)
    - Leo the Last (John Boorman, UK, 1969)
    - The Mad Fox (Tomu Uchida, Japan, 1962)
    - The Magic Face (Frank Tuttle, US, 1951)
    - Make Way for Tomorrow (Leo McCarey, US, 1937)
    - La Mancha de Sangre (Adolfo Best Maugard, Mexico, 1943)
    - Mandala (Im Kwon Taek, South Korea, 1981)
    - Marketa Lazarova (Frantisek Vlacil, Czechoslovakia, 1965)
    - Model Shop (Jacques Demy, US, 1969)
    - The Moises Padilla Story (Gerardo de Leon, US, 1961)
    - Monpti (Helmut Kaeutner, Germany, 1957)
    - Muna Motto (Jean-Pierre Dikongue-Pipa, Cameroon, 1975)
    - New Rose Hotel (Abel Ferrara, US, 1998)
    - The Night it Rained (Kamran Sheerdel, Iran, 1967)
    - Paris 1900 (Nicole Vedres, France, 1948)
    - Patti Rocks (David Burton Morris, US, 1987)
    - Peter Ibbetson (Henry Hathaway, US, 1935)
    - The Phynx (Lee H Katzin, US, 1970)
    - Le Plein de Super (Alain Cavalier, France, 1976)
    - Les Pont des Arts (Eugene Green, France, 2004)
    - The Pumpkin Eater (Jack Clayton, UK, 1964)
    - Queimada! (Gillo Pontecorvo, Italy/France, 1968)
    - The River Fuefuki (Kinoshita Keisuke, Japan, 1960)
    - Le Roi et l’Oiseau (Paul Grimault, France, 1980)
    - Le Roman de Renard (Ladislaw Starewicz, France, 1931)
    - The Ruling Class (Peter Medak, UK, 1971)
    - Silent Running (Douglas Trumbull, US, 1971)
    - Silver Wind (Vaclav Krska, Czechoslovakia, 1954)
    - Sir Henry at Rawlinson End (Steve Roberts, UK, 1980)
    - Still Looking for Morphine (Yannis Fagras, Greece, 2001)
    - Stir of Echoes (David Koepp, US, 1999)
    - Straight Talk (Barnet Kellman, US, 1992)
    - The Street with No Name (William Keighley, US, 1948)
    - Subarnarekha (Ritwik Ghatak, India, 1965)
    - Sunday (Jonathan Nossiter, US, 1997)
    - Superstar (Bruce McCulloch, US, 1999)
    - The Swimmer (Irakli Kvirkadze, USSR, 1982)
    - Szindbad (Zoltan Huszarik, Hungary, 1972)
    - Terminal Island (Stephanie Rothman, US, 1973)
    - Three Years Without God (Mario O’Hara, Philippines, 1977)
    - Track of the Cat (William A Wellman, US, 1954)
    - Trans-Europ-Express (Alain Robbe-Grillet, France, 1966)
    - Uncle Moses (Sidney M Goldin, US, 1932)
    - Wanda (Barbara Loden, US, 1970)
    - West and Soda (Bruno Bozzetto, Italy, 1965)
    - White Dog (Samuel Fuller, US, 1981)

    ResponderExcluir
  3. Valeu meu velho. De fato a lista e meio engracada, mas pelo menos parece ter algumas boas indicacoes ate de dretores que ja se conhecem bem, esse Wanda me deixou curioso e mais algumas outras coisas tbm.

    ResponderExcluir